sexta-feira, 31 de outubro de 2008

UM POUCO SOBRE ERGONOMIA

Ederson Luiz Topanotti - Fisioterapeura, acupunturista e em especialização em Ergonomia


A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.

Objeto da ergonomia - “estudo do complexo formado pelo operador humano e seu trabalho”

Objetivo da Ergonomia – analisar os padrões de comportamento: gestos, postura, verbalizações, comunicações e dos processos mentais que os governam, os mecanismos psicológicos que os afetam, as emoções que os influenciam, ou seja, todos os tipos de fenômenos que ocorrem durante as atividades de trabalho.
A ergonomia enquanto disciplina, tem suas origens na II guerra mundial. Em seguida, foi adotado o termo “ergonomics” por Murrel, engenheiro ingles com adoção oficial 12 de julho de 1949, com criação da primeira sociedade de ergonomia, a “ergonomics Research Society” na Inglaterra.
Em 1957 foi criada a Human Factors Society, Human Factors ou Human Engineering. É a denominação usada nos EUA.

Tipos de Ergonomia:

Ergonomia de concepção

A ergonomia na concepção, ocorre quando a contribuição ergonômica se faz durante a fase inicial do projeto do produto, da máquina ou do ambiente. Esta é a melhor situação, pois as alternativas poderão amplamente examinadas, mas também se exige maior conhecimento e experiência, porque as decisões são tomadas em cima de situações hipotéticas.

Ergonomia de correção

A ergonomia na correção, é aplicada em situações reais, já existentes, para resolver problemas relacionadas a falta de conforto na realização do trabalho. Em alguns casos, a solução encontrada não é satisfatória, pois exigiria custo muito elevado, por exemplo, substituição de mobiliários e máquinas e colocação de dispositivos de segurança.

Ergonomia de conscientização

A ergonomia de conscientização é a complementação das fases de concepção e correção, pois proporciona aos empregados capacitação para utilização correta dos recursos oferecidos pela empresa para realização do trabalho, através de treinamentos e reciclagens periódicas.


Porque Usar a Ergonomia?

Novas tecnologias, competividade de mercado, produtividade x qualidade
Necessidade de melhoria das praticas das tarefas com:


EFICACIA
SEGURANÇA
QUALIDADE

A ergonomia se esforça para conhecer o comportamento do operador. Asua abordagem faz distinção entre:
trabalho prescrityo= tarefa
Trabalho real = atividade

Nenhum comentário: