quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Formando Técnicos em Segurança no Trabalho

Ivane R. F. Kerschbaumer – Diretora da ETVARPE
Adriano Johann – Coordenador de Curso Técnico em Segurança no Trabalho

A ETVARPE – Escola Técnica Vale do Rio do Peixe, é uma escola comunitária, criada com recursos do governo federal, que visa a qualificação e requalificaçao da mão-de-obra do setor industrial. É uma escola idealizada dentro de padrões inovadores de formação profissional dispondo de ótima estrutura física e professores qualificados. Conta com o apoio de importantes entidades do setor empresarial, educacional e político.
A ETVARPE oferece o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, formando o profissional com um sólido conhecimento da legislação pertinente, com conhecimentos de higiene no trabalho e noções de primeiros socorros e com capacidade de prevenção e avaliação de riscos do trabalho no setor industrial. Também desenvolve no futuro profissional, a capacidade de implantação de programas de Segurança no Trabalho nas empresas e indústrias da região.
A segurança no trabalho tem por objetivo proteger os trabalhadores dos riscos ambientais no ambiente ocupacional, promovendo o bem estar, a segurança e a saúde de todos os colaboradores. Essa necessidade é também hoje uma exigência legal, à qual as empresas estão se adaptando e fazendo com que o mercado de trabalho para os profissionais de saúde e segurança esteja se ampliando e necessitando de profissionais com formação normatizada, de nível técnico ou superior, conforme a complexidade da atuação.
O profissional da área prevencionista busca desenvolver atividades de conscientização de empregadores e empregados a fim de evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O trabalhador que compõe o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) desenvolve atividades baseadas nas Normas Regulamentadoras, Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outras normas e leis que visam à preservação do meio ambiente e do ambiente de trabalho, proporcionando segurança a todas as pessoas envolvidas no processo produtivo.
A segurança no trabalho surgiu para diminuir os impactos causados aos trabalhadores que estavam expostos a condições de risco e consequentemente diminuir o número de trabalhadores afastados por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Hoje, num conceito mais avançado das atividades do profissional ligado a área prevencionista, concluímos que não basta apenas evitar lesões no trabalhador, necessário se faz, aperfeiçoar o conceito de TRABALHO, passando a ser um meio de realização social, alcançando dentro de um nível prazeroso e confortável a satisfação em realizar atividades laborais.

Nenhum comentário: